Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Pedro de Ponte Nova (MG)

26 de fevereiro de 2024 . Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

10/08 Notícias da Igreja Solidariedade da Igreja à família do jovem brasileiro que faleceu durante a JMJ Lisboa 2023
Compartilhar

A Igreja manifestou solidariedade à família do jovem Joel Barbosa Junior, de 32 anos, falecido no último domingo, 6 de agosto, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa. Atuante no movimento TLC e no Santuário São Francisco de Assis da arquidiocese de Curitiba (PR), Joel caminhava para participar da vigília dos jovens com o Papa Francisco quando teve um mal súbito.  

Em nota, a arquidiocese de Curitiba, através do Setor Juventude, manifestou solidáriedade à família, elevou orações e garantiu buscar “auxiliar nos trâmites necessários para a realização das últimas homenagens, ainda sem data e local definido”. 

O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, escreveu mensagem de solidariedade à família de Joel. “Queremos prestar nossa solidariedade e rezar por este fiel que agora descansa na paz do Senhor. Elevamos nossas preces a Deus, para que lhe conceda o descanso eterno e que brilhe para ele a luz perpétua”, afirmou o bispo. 

“Que todo o amor que este jovem tinha em seu coração, possa refletir também no coração de todos os demais jovens que o acompanharam na jornada. E que continuem perseverando na mesma fé em que os levou até Lisboa”, escreveu. A mensagem completa pode ser lida abaixo. 

Visitada pelo arcebispo de Curitiba, a senhora Zélia Barbosa, mãe de Joel, partilhou em um aplicativo de mensagens a informação do falecimento, e demonstrou confiança e fé diante da perda do filho.  

“O nosso querido filho Joel Junior fez a Páscoa do Senhor ontem na caminhada para encontrar com o Papa. Teve um mal súbito, foi hospitalizado, mas não resistiu. Mas vivem com intensidade seu último dia de vida”,   

Coralista, membro da equipe técnica e do comitê administrativo do Coro e Orquestra Arquidiocesanos Luz dos Pinhais, Joel esteve na interpretação virtual do hino da CF 2021 feita pelo coro, com os membros cantando e tocando de suas casas, no contexto da pandemia da Covid-19. 

Em maio, na data do aniversário de nascimento de São João Paulo II, Joel Barbosa Junior recebeu votos de louvor e congratulações da Assembleia Legislativa do Paraná pelos trabalhos realizados na Igreja Católica, em especial as atividades do Coro Arquidiocesano Luz dos pinhais, mas também nas comunidades do Santuário São Francisco de Assis. 

Mensagem de Solidariedade 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) solidariza-se com a família do jovem Joel Aparecido Barbosa Junior, que veio a falecer na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa. Queremos prestar nossa solidariedade e rezar por este fiel que agora descansa na paz do Senhor. Elevamos nossas preces a Deus, para que lhe conceda o descanso eterno e que brilhe para ele a luz perpétua.  

Nossas orações e unidade também para com os jovens e demais paroquianos da Paróquia São Francisco de Assis, com seu pároco, Padre Osni dos Anjos, e com o Arcebispo da Arquidiocese de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo. Que venha do céu toda consolação e a paz a todos que agora o recordam com saudade. 

Que todo o amor que este jovem tinha em seu coração, possa refletir também no coração de todos os demais jovens que o acompanharam na jornada. E que continuem perseverando na mesma fé em que os levou até Lisboa. Que a esperança em Cristo Ressuscitado esteja cada vez mais presente no coração de todos. 

Dom Ricardo Hoepers
Bispo auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB 

CNBB

VEJA TAMBÉM