24 de abril de 2024 . Acesse nossas Redes Sociais

Batismo

O Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito e a porta que dá acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos e filhas de Deus. Tornando-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão (CIgC 1213). 9. Na celebração do Batismo é importante realçar que este sacramento é a porta de entrada na Igreja, Povo de Deus e Corpo de Cristo (BC 166; Rm 6,2-4; 1Cor 12,13). Por isso, não se pode separar Batismo e comunidade. O Batismo incorpora a pessoa à comunidade eclesial para fazê-la participante da salvação e, pela vida cristã, ser sinal de salvação para os outros (Ef 2,22; 1Pd 2; LG 32; PSIC 2,1. 3). Fonte: Catecismo da Igreja Católica – Vaticano

PARA INSCRIÇÃO :

1. Para participar dos encontros de preparação, os pais devem fazer com antecedência a inscrição ligando para o escritório paroquial para preencher a ficha de inscrição com o pároco, logo após, os agentes da pastoral do batismo irão entrar em contato para combinar os dias e horários dos encontros.

OS PAIS devem:

• – Ser católicos
  • -Participar do curso de formação para o batismo com 100% de frequência ou apresentarem certificado de curso de batismo concluído anteriormente( validade de 2 anos )
  • – Fazer a preparação nas paróquias onde residem. Se por alguma razão necessitarem de fazer em outra paróquia, uma autorização por escrito deve ser solicitada ao pároco da paróquia de origem e este termo de autorização deve ser entregue no ato da inscrição
  • – Os pais que não são unidos pelo sacramento do matrimônio e que não tenham nenhum impedimento, deverão, quanto possível, regularizar a sua situação. Valorizar o sacramento do batismo para o seu filho, supõe igualmente reconhecer o valor e a importância dos outros sacramentos, como o Matrimônio. Procure também receber o perdão de Deus através do Sacramento da Reconciliação e receber o alimento sagrado na Comunhão Eucarística;
  • Os pais que vivem juntos, mas que não podem casar-se em razão do impedimento de um casamento anterior ou outros impedimentos; se vivem bem, se são fiéis um ao outro, frequentam a Igreja no que é possível e cultivam os valores cristãos da família, podem pedir o Batismo para os seus filhos, mas não podem ser padrinhos;
  • A mãe ou o pai que educa seu filho sozinho, que se esforça para viver a fé , pode pedir o batismo para o seu filho.
  • Para batizar fora da paróquia onde residem os pais, os pais devem solicitar a autorização ao pároco, após a devida preparação. Devem fazer primeiro a preparação e depois pedir a transferência para o batismo em outra paróquia;

Observação: Os casos especiais serão vistos pela secretaria paroquial , solicitando a orientação do pároco.

OS PADRINHOS DEVEM

• – Ter consciência da missão que estão abraçando, desejando ser luz e fermento da vida cristã da criança que estão assumindo como afilhado(a)
  • – Ser católicos, e levar uma vida de acordo com a fé e o encargo que assumirão
  • – Ter no mínimo 16 anos e terem recebido os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia.
  • -Ser casado na igreja católica ou solteiros desimpedidos (que não vive maritalmente com outra pessoa ou namorando com quem já se casou na igreja ), casais que vivem juntos sem o sacramento do matrimônio não podem ser padrinhos nem juntos, nem com outras pessoas. Esta orientação é para toda a arquidiocese.
  • Participar do curso de formação para o batismo com 100% de frequência ou apresentarem certificado de curso de batismo concluído anteriormente ( validade de 2 anos ) .
  • -Não ter sofrido nenhuma pena canônica legitimamente irrogada ou declarada.
  • -Também se admite apenas um padrinho ou apenas uma madrinha

Para batizar crianças acima de 6 anos, é preciso que a criança comece a catequese. A partir dos 7 anos a criança é considerada pela Igreja Católica como canonicamente adulta. Sendo assim, ela mesma irá pedir o batismo e esse pedido será próximo da Primeira Comunhão. A coordenação da catequese pode lhe fornece mais informações, caso seja necessário.

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MARCAR O BATIZADO  ( XEROX)

• Certidão de Nascimento da crianças
  • Comprovante de endereço dos pais
  • RG dos pais e padrinhos
  • Endereço e telefone dos padrinhos
  • Certificado do curso de batismo pais e padrinhos (dentro da validade )
  • Autorização para batizar a criança se residir em outra paróquia
  • O batismo só será marcado presencialmente e com todos os documentos em mãos .

Para a celebração do batismo, neste período da pandemia, a presença dos convidados será limitada ao número de pessoas estipuladas segundo os critérios das normas sanitárias.