Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Pedro de Ponte Nova (MG)

24 de abril de 2024 . Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

22/03 Notícias da Igreja Regional Leste 2 Participa do VI Congresso Diocesano da Pastoral Familiar na Diocese de Patos de Minas
Compartilhar

Após um intervalo prolongado, o aguardado reencontro Diocesano da Pastoral Familiar foi realizado pela Diocese de Patos de Minas. O evento, que ocorria a cada dois anos, foi recebido com grande expectativa e alegria pelos mais de 200 agentes da Pastoral Familiar, ansiosos por compartilhar experiências, aprender e fortalecer os laços comunitários. O VI Congresso Diocesano ocorreu nos dias 9 e 10 de Março de 2024, na cidade de Presidente Olegário, Diocese de Patos de Minas.

Um dos destaques do encontro foi a realização de uma gincana entre as Foranias participantes, na qual uma das provas consistia na arrecadação de alimentos. Esses alimentos foram posteriormente doados para os seminários da Diocese de Patos de Minas e para entidades da Forania Santa Rita de Cássia.

Dentre os participantes, estiveram presentes Dom Frei Cláudio Nori Sturm, Bispo Diocesano de Patos de Minas, Padre Hemerson, Assessor da Pastoral na Diocese, Padre Marino, Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia (local do congresso), além de outros membros do clero, como Padre João Carlos, Padre Vitor e Monsenhor Magno. O Congresso contou com a assessoria de Monsenhor Célio Pereira Lima, da Arquidiocese de Uberaba, que abordou o tema “Família: Casa da Comunhão, Participação e Partilha” e o lema “Eu e minha família serviremos ao Senhor”, proporcionando momentos de reflexão e crescimento espiritual.

Durante o evento, foram realizadas oficinas conduzidas por casais experientes, como Gilberto e Sílvia, responsáveis pelo setor Pré-Matrimônio, Márcio e Edy Lamar, atuantes no setor Pós-Matrimônio, e Manoel e Aldivina, que trabalharam com casos especiais. Essas oficinas ofereceram diversas oportunidades de aprendizado e apoio às famílias em suas diversas situações.

O encerramento do sábado foi marcado por um momento Mariano, com a reza do terço, testemunhos e a coroação à Nossa Senhora, simbolizando a importância da intercessão da Virgem Maria nas questões familiares e mundiais.

No domingo, a Santa Missa presidida por Dom Frei Cláudio deu continuidade ao encontro, seguida pela participação do Casal Sônia e Binho, do Núcleo de Formação e Espiritualidade do Regional Leste 2, que destacaram a importância da formação contínua e despertar para a realidade pós-pandemia.

O VI Congresso Diocesano de Patos de Minas foi encerrado com um almoço de confraternização, agradecimentos e benção final, deixando os participantes renovados e motivados para continuar seu trabalho nas paróquias e pastorais, buscando sempre orientação divina em suas missões.

Por Gilberto e Sílvia, Casal Coordenador da Pastoral Familiar do Regional Leste 2.

VEJA TAMBÉM