Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Pedro de Ponte Nova (MG)

29 de fevereiro de 2024 . Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

02/02 Notícias da Igreja Papa nomeia dom Joel Portella Amado como bispo da diocese de Petrópolis (RJ)
Compartilhar

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 31 de janeiro, dom Joel Portella Amado, como bispo para a diocese de Petrópolis (RJ). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo bispo de Petrópolis (RJ).

Saudação a Dom Joel Portella Amado

Estimado irmão, Dom Joel Portella Amado,

Saudamo-lhes, com muita alegria, neste dia em que fazemos memória de São João Bosco, por sua nomeação ao governo pastoral da diocese de Petrópolis (RJ).

Ao felicitá-lo, agradecemos pela grande colaboração que destes durante anos na formação de sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos e leigas na Igreja no Brasil. Somos gratos imensamente pela sua generosa contribuição à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil como seu secretário-geral e agora como presidente da Comissão para a Doutrina da Fé.

Recordamos, nesta ocasião de sua nomeação, as palavras do Papa Francisco em sua recente mensagem para o 58º o Dia Mundial das Comunicações Sociais:

“Neste tempo que corre o risco de ser rico em técnica e pobre em humanidade, a nossa reflexão só pode partir do coração humano. Somente dotando-nos dum olhar espiritual, apenas recuperando uma sabedoria do coração é que poderemos ler e interpretar a novidade do nosso tempo e descobrir o caminho para uma comunicação plenamente humana”.

Pedimos a Nossa Senhora do Amor Divino, padroeira da diocese de Petrópolis, que interceda sempre pelo seu ministério, para que com criatividade e simplicidade nessa nova missão, anuncie com alegria e esperança o Evangelho de Cristo.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB

Biografia e trajetória eclesial

Dom Joel nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 2 de outubro de 1954. Estudou Filosofia no Instituto Aloisiano da Companhia de Jesus e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), onde fez o doutorado em Teologia. Cursou ainda a faculdade de Direito na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Foi ordenado presbítero em 12 de outubro de 1982 no Rio de Janeiro.

Em 7 de dezembro de 2016 foi designado bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, pelo Papa Francisco, tendo recebido a ordenação episcopal no dia 28 de janeiro de 2017 na catedral metropolitana do Rio de Janeiro. Desempenhou, desde, então o serviço de bispo auxiliar da referida arquidiocese.

Como padre, dom Joel desempenhou as funções de: Pároco nas Paróquias Jesus Ressuscitado e Nossa Senhora da Vitória (1982 – 1991); Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Vitória (1991 – 2014); Vigário Forâneo, Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores, Coordenador de Pastoral e Vigário Geral. Foi membro do INP – Instituto Nacional de Pastoral (2008 – 2012); Membro da equipe de reflexão teológico-pastoral do CELAM (2014 – 2016); Membro do Cabido Metropolitano e nomeado Capelão de Sua Santidade, pelo Santo Padre Bento XVI. É ainda membro da Academia Luso-Brasileira de Letras. (2014 – 2016); Pároco da Catedral de S. Sebastião do Rio de Janeiro. (2016 – 2016).

Foi professor no Instituto Superior de Teologia da arquidiocese do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, por 30 anos, e membro da Comissão Organizadora de elaboração das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil da CNBB 2019-2023.

Atuação na CNBB
Durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em maio de 2019, em Aparecida (SP), foi eleito secretário-geral da CNBB, para o quadriênio 2019-2023. Como secretário-geral, dom Joel conduziu a CNBB e garantiu a animação pastoral da Igreja no Brasil no período da pandemia da covid-19, com destaque para a coordenação da Ação Emergencial “É Tempo de Cuidar”.

Também foi um dos dinamizadores da Animação do Sínodo no Brasil, tendo acolhido, em Brasília (DF), em março de 2023, o encontro do Cone Sul da Etapa Continental do Sínodo, coordenou a Edições CNBB, presidiu o Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade e também foi um dos responsáveis por implementar a modernização da gestão na sede e filiais. Na 60ª Assembleia Geral da CNBB, em abril de 2023, dom Joel foi eleito para presidir a Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB para o quadriênio 2023-2027.

CNBB

VEJA TAMBÉM