26 de abril de 2024 . Acesse nossas Redes Sociais

Palavra do Padre
LUIZ DA PAIXÃO

MÊS DE setembro de 2021
“Todos vocês são um só em Cristo Jesus”

A Igreja do Brasil celebra, em setembro de 2021, os 50 anos do “Mês da Bíblia”. Esta iniciativa pastoral surgiu em 1971 nas comemorações das Bodas de Ouro da Arquidiocese de Belo Horizonte e, alguns anos depois, foi assumida pela CNBB para todo o Brasil.

A celebração do Mês da Bíblia tem como objetivos: “divulgar a Bíblia entre o povo; contribuir para o desenvolvimento das diversas formas de presença da Bíblia na ação evangelizadora da Igreja no Brasil; criar subsídios bíblicos nas diferentes formas de comunicação; facilitar o diálogo das pessoas e das comunidades com a Palavra de Deus”.

Em profunda sintonia com a Campanha da Fraternidade, a cada ano o Mês da Bíblia propõe a reflexão de um tema ou um livro da Bíblia. Para este ano de 2021 é proposto o estudo e reflexão da Carta de São Paulo aos Gálatas tendo como inspiração o que diz o Apóstolo: “Pois todos vocês são um só em Cristo Jesus” (Gl 3, 28).

Esta Carta apresenta sete temas centrais para a Vida Cristã:

A salvação em Cristo que nos é oferecida gratuitamente por Deus. (Gl 3,23-29)
A liberdade em Cristo. (Gl 5, 1 – 6)
O conflito entre “carne” e “espírito”. (Gl 5, 15 – 26)
Tradição judaica e novidade cristã. (Gl 2, 15 – 21)
A unicidade da salvação em Cristo. (Gl 1,6 – 10)
Conviver no amor no meio e calúnias e mentiras. (Gl 6, 11 – 18)
Vida em comunidade. (Gl 6, 1 – 10)

Meditando a Carta aos Gálatas somos convidados a perceber e acolher uma mensagem sempre atual; “em Cristo somos todos irmãos”. Numa época marcada por muitas turbulências, conflitos e divisões, os cristãos são chamados a testemunhar um cristianismo livre, baseado no Cristo Crucificado, portador da salvação para todos os povos.

Pe Luiz da Paixão Rodrigues
Pároco