09 de maio de 2024 . Acesse nossas Redes Sociais

LUIZ DA PAIXÃO

MÊS DE abril de 2024
Ser Igreja Sinodal de Discípulos-Missionários

Após a ressurreição Jesus se manifestou várias vezes aos seus discípulos para confirmá-los na missão. O Evangelho de S. Mateus, na sua conclusão diz que Jesus
reuniu seus discípulos e os enviou em missão dando-lhes a ordem de irem pelo mundo inteiro anunciando a Boa Notícia do Evangelho e batizando a todos em Nome de Deus.
Jesus prometeu também que estaria com eles todos os dias até o fim dos tempos (cf Mt 28, 16 – 20).

Esta ordem de Jesus continua viva e ressoando em nossos ouvidos e corações. Nossa Comunidade Paroquial de São Pedro acolhe e se esforça para viver esta missão recebida do Senhor. Para cumpri-la bem temos consciência de que somos chamados a “ser Igreja Sinodal de Discípulos-Missionários” que dá testemunho do Amor de Deus e colabora na construção do Reino de Deus anunciado e inaugurado por Jesus. Com esta proposta realizou-se a XVII Assembleia Paroquial de Pastoral em 3 momentos marcantes: Um tríduo em cada comunidade refletindo o tema. O segundo momento aconteceu no último final de semana de fevereiro de 2024 nos 4 setores que formam nossa Comunidade Paroquial quando foram apresentadas propostas para reavivar nossas comunidade e foram eleitos os coordenadores dos setores. O terceiro momento aconteceu nos dias 08, 09 e 10 de março quando, representantes de todas as comunidades, pastorais e grupos religiosos se reuniram para refletir, ver a realidade e assumir propostas de ação. Momento riquíssimo, inspirador e de renovada esperança para toda a Paróquia São Pedro.

Com o desejo sincero de viver a fidelidade ao projeto e missão deixados por Jesus, a Assembleia Paroquial, após acolher várias sugestões para servir e colaborar com a construção do Reino de Deus indicou e assumiu três propostas principais como ação pastoral-evangelizadora: MISSAO, FORMAÇÃO, JUVENTUDE.

Missão: A Igreja Católica, por escolha de Jesus, nasceu missionária e desenvolveu-se no vigor da missão. Os apóstolos compreenderam essa escolha de Jesus e saíram em missão. O Papa Francisco sonha que o vigor da missão retorne ou seja, que todos os agentes de pastoral tenham uma atitude constante de “saída”, para que as pessoas, até o momento distantes da comunidade, tenham a oportunidade de
compartilhar da amizade com Jesus.

Formação: O cristão, para viver coerentemente e com compromisso a fé recebida no Batismo necessita de formação, de momentos de encontros consigo, com os irmãos e com Deus. Para isso é necessário dedicar algum tempo de sua vida para o exercício da formação e a Comunidade paroquial deve oferecer e favorecer uma Boa Formação cristã, doutrinal, bíblico-catequética e pastoral para todos e, em todos os níveis.

Juventude: A beleza da juventude e os inúmeros desafios para a plenitude de sua vida exigem urgentes iniciativas pastorais nas diversas instâncias de nossa ação evangelizadora. Nossa Comunidade paroquial assume um apoio afetivo e efetivo a toda a juventude e quer ( e deve) ser uma “Paróquia – Casa da Juventude”

Assumindo com entusiasmo e compromisso estas propostas vamos fazer acontecer uma verdadeira evangelização que confirme nossa identidade de “Igreja sinodal de discípulos-missionários”.

Inspire-nos e nos anime a Luz de Cristo Ressuscitado que prometeu: “Estarei com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”.

Pe Luiz da Paixão Rodrigues