28 de abril de 2024 . Acesse nossas Redes Sociais

LUIZ DA PAIXÃO

MÊS DE setembro de 2022
Mês da Bíblia – 2022

Mais uma vez a Igreja Católica do Brasil convida os cristãos para celebrarem e vivenciarem o mês de setembro como “Mês da Bíblia”. Desde 1971, a Igreja tem feito esta bonita experiência pastoral dedicando todo um mês à Palavra de Deus.

O Mês da Bíblia é um convite especial para todas as pessoas estudarem, refletirem e aprofundarem a Palavra de Deus proclamada na Sagrada Escritura e experimentada na vida. A cada ano a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil propõe o estudo e aprofundamento de um livro da Bíblia. Neste ano de 2022 o livro bíblico escolhido é o livro de Josué, com a inspiração: “O Senhor, teu Deus estará contigo por onde quer que vás” (Js 1,9)

O livro de Josué é o sexto livro da Bíblia, vindo logo após o Pentateuco e inicia a coleção dos “Livros Históricos”. O personagem central é Josué, nome que em hebraico significa “O Senhor salva”. Ocupando o lugar de Moisés, coube a Josué guiar o povo de Israel na conquista da Terra Prometida. Josué passa a ser modelo de um novo tipo de líder: coerente, honesto, fiel a Deus. Josué age como instrumento de Deus, mas é Deus quem conduz toda a história do seu povo. Nesta História do Povo de Israel, a conquista e a divisão da Terra de Canaã para as tribos fazem parte do projeto de Deus para garantir a vida. A conquista da Terra é um projeto divino.

Terra, Trabalho e Teto: eis uma proposta, um projeto claro que se encontra no livro de Josué e, assumido com muita insistência pelo Papa Francisco que convoca todas as pessoas de boa vontade a entenderem e trabalharem para que não falte terra, casa e trabalho para todos. Este projeto de ter um teto (lar/casa), ter uma terra e ter trabalho dá a toda pessoa a certeza de viver em segurança, dignidade e alegria.

A terra é a herança de Deus para o povo morar e viver em paz. A posse da terra e a certeza da bênção foram as promessas que Deus fez a Abraão, sempre presente na memória do povo. Este ideal é que alimenta a luta pela terra, animando as famílias na caminhada em busca de moradia, condições de saúde, alimentação adequada, educação familiar, descanso e festa para todas as pessoas.