28 de abril de 2024 . Acesse nossas Redes Sociais

Palavra do Padre
LUIZ DA PAIXÃO

MÊS DE fevereiro de 2024
Implementar o Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE)

Nos dias 22 e 23 de setembro de 2023, realizou-se em Mariana a 30ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, com o foco na “Comunidade”. Iluminada pelo Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE) e pelo apelo do Papa e da Igreja para vivermos a verdadeira “Sinodalidade”, esta Assembleia avaliou a caminhada de nossa Arquidiocese presente em nossas comunidades paroquiais e propôs um reavivamento e fortalecimento de nossas comunidades.

Os frutos colhidos neste tempo de Assembleia Pastoral se devem à escuta das comunidades e à ação do Espírito Santo de Deus. Por isso é necessário que nossas comunidades conheçam e apliquem as decisões e encaminhamentos dados pela Assembleia Arquidiocesana.

A prioridade aprovada e assumida pela Assembleia Arquidiocesana é “Implementar o Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE)”. Este Projeto é fruto do trabalho e dedicação de milhares de agentes de pastoral de nossa Arquidiocese que desejam e sonham com uma “Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”. Cada Comunidade deve conhecer e aplicar as orientações e propostas do PAE.

A partir das indicações do PAE, nossas comunidades são convidadas a assumirem algumas ações pastorais:
1. Fortalecer as comunidades no espírito da Sinodalidade e formar discípulos missionários.
2. Implementar os Grupos de Reflexão e realizar missões populares, valorizando a ação evangelizadora dos cristãos leigos e leigas.
3. Investir na Formação permanente de lideranças cristãs.
4. Investir na Catequese à luz do Plano Arquidiocesano de Catequese.
5. Otimizar a comunicação social como fermento de evangelização.
6. Fortalecer a ação evangelizadora em favor da defesa e promoção da vida e da Casa Comum, com ações na linha da Ecologia Integral.
7. Assumir o trabalho concreto com a Juventude.

Nossa Comunidade Paroquial de São Pedro se prepara para realizar sua “Assembleia Paroquial de Pastoral”. Este será um momento forte de reavivar nossas comunidades e juntos ouvirmos “o que o Espírito diz à Igreja” para assumirmos com entusiasmo a missão que o Senhor nos confia para construirmos a Sua Igreja, uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão.

Pe. Luiz da Paixão Rodrigues – Pároco