24 de abril de 2024 . Acesse nossas Redes Sociais

Palavra do Padre
LUIZ DA PAIXÃO

MÊS DE agosto de 2021
“Cristo nos salva e nos envia”

Desde o ano de 1981 a Igreja do Brasil celebra o mês de agosto como “Mês Vocacional”. Este é um tempo especial para orações, reflexões e ações concretas em favor das vocações. A proposta é despertar nos cristãos a consciência de que todos somos responsáveis pelas diversas vocações presentes e nossa Igreja e criar em nossas comunidades católicas uma verdadeira “cultura vocacional”.

Toda vocação é um dom de Deus para a Sua Igreja. Dom que garante a continuidade da missão iniciada por Jesus. Jesus, o vocacionado do Pai, dizendo SIM ao Projeto salvífico de Deus, vem ao mundo para anunciar a Boa Nova e trazer Vida e Salvação a todos. No anúncio de sua Palavra confirma que Deus é Pai, ama e quer que todos se salvem. Jesus quer que sua mensagem chegue a todos por isso convoca e envia os discípulos “para toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir” (Lc 10,1). E, depois de ressuscitado, dá aos discípulos esta missão: “Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade” (Mc 16, 15). Vida e Salvação são o desejo de Deus para toda a humanidade. O próprio Jesus afirma: “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” ( Jo 5, 24).

Neste ano de 2021 o mês vocacional traz como tema: “Cristo nos salva e nos e envia”. A vocação é um chamado de Deus e uma resposta livre e consciente da pessoa. Como Cristo obedeceu ao Pai e veio a mundo para anunciar e trazer salvação, assim Ele continua nos chamando e contando conosco para dar continuidade à sua missão. Cristo nos salva. Salvação é vida em plenitude, vida feliz que o Senhor quer para todos. Ele nos salva, esta é uma grande prova de seu amor para com a humanidade. Ele quer a salvação para todos os povos, por isso, Cristo nos envia. Somos nós hoje os seus enviados, seus missionários, por isso, convocados pelo Senhor (vocação) livremente dizemos sim e somos enviados pelo Senhor (missão) para anunciar e fazer acontecer o Reino de Deus entre nós.

Cristo nos salva e nos envia. Boa notícia para todos nós. Sejamos portadores desta Boa Notícia a todas as pessoas. O Senhor conta conosco, por isso continua chamando a muitos. Dizer SIM ao Senhor é dar um passo no caminho da verdadeira felicidade: “Vocação acertada, certeza de Vida feliz”.

Rezemos pelas vocações sacerdotais, religiosas, matrimoniais e leigas para que muitos acolham ao chamado e se lancem na bonita e ousada aventura de anunciadores de um tempo novo de vida e salvação para todos.

Pe Luiz da Paixão Rodrigues
Pároco