28 de abril de 2024 . Acesse nossas Redes Sociais

LUIZ DA PAIXÃO

MÊS DE junho de 2023
Com São Pedro vivemos nossa vocação, graça e dom de Deus

O mês de junho é marcado pela alegria das tradicionais “festas juninas”. Várias regiões do Brasil celebram estes dias de festejo honrando especialmente, Santo Antônio, São João e São Pedro. A nossa Comunidade Paroquial tem a  alegria de ser dedicada ao Apóstolo São Pedro. Neste mês celebramos nosso padroeiro com entusiasmo, compromisso e fé. A festa do padroeiro é sempre uma oportunidade para nos unirmos na alegria, na organização, reafirmando nossa fé e nosso compromisso cristão.

Neste ano celebraremos nosso Padroeiro envolvidos no contexto do “Ano Vocacional” celebrado em todo Brasil. Pela terceira vez a Igreja no Brasil celebra um Ano Vocacional tendo como tema: “Vocação: graça e missão” e lema: “Corações ardentes, pés a caminho”. O objetivo principal deste Ano Vocacional do Brasil é “promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão a serviço do Reino de Deus”.

Inspirada nestas propostas do Ano Vocacional, nossa Comunidade paroquial celebra seu padroeiro meditando e rezando o tema geral: “Com São Pedro vivemos nossa vocação, graça e dom de Deus”. Com o olhar voltado para nosso Padroeiro, vivemos a nossa fé em Comunidade e assumimos nossa vocação, presente de Deus.

A vida do Apóstolo Pedro é inspiração para os paroquianos (Com São Pedro) que, no desejo de fidelidade à missão batismal, se esforçam a cada dia para colocar em prática a vocação (vivemos nossa vocação), tendo clareza que esta vocação é presente de Deus (graça e dom de Deus).  Sempre mais conscientes que nossa fé é vivida em Comunidade, acolhendo a inspiração do Projeto Arquidiocesano de Pastoral que nos motiva a destacar o Pilar da Palavra na construção do Reino de Deus, assumimos nossa vocação. Temos claro que, com as dificuldades e desafios próprios do tempo, estamos vivendo a nossa vocação. Cada cristão tem se esforçado para viver a missão recebida de Deus, no Batismo. Temos consciência de que temos muito a crescer mas também temos certeza de que muito tem sido feito: as comunidades com sua organização, celebrações, as pastorais, os diversos grupos e movimentos, as iniciativas de promoção da vida e da justiça e tantas outras iniciativas mostram que estamos caminho certo. Com o testemunho corajoso de São Pedro estamos construindo uma comunidade que vive e anuncia a Palavra e promove a vida. Estamos vivendo a nossa vocação com os “corações ardentes e os pés a caminho”.