26 de abril de 2024 . Acesse nossas Redes Sociais

03/08 Notícias da Paróquia Retiro para catequistas da Paróquia de São Pedro é realizado

No domingo, dia 31 de julho, os catequistas da Paróquia de São Pedro reuniram-se na Fazenda Santana, para um dia de oração e reflexão sobre sua missão de educadores da fé de crianças, jovens e adultos.

O Retiro teve início com um delicioso e farto café da manhã partilhado. Em seguida, aconteceu o primeiro momento de oração, quando foi refletida a passagem do Evangelho de João (Jo 9,1-12) sobre a cura do cego de nascença, que faz pensar sobre o ser catequista.

Após este momento, nosso pároco, Padre Paixão, conduziu o Retiro, trazendo, para reflexão e discussão, a passagem do Evangelho de Lucas sobre os discípulos de Emaús (Lc 24,13-35), tendo como chaves de leitura “O caminho”, ”Memória de fé”, “A Palavra”, “Eucaristia” e “Missão”.

Em seguida, os catequistas foram reunidos em cinco grupos, cada um recebendo um fragmento desta passagem para refleti-la à luz da realidade de hoje e o que este Evangelho traz para iluminá-la e transformá-la. Terminados os trabalhos dos grupos, os catequistas almoçaram e, após o almoço, houve

a oração do terço, rezado caminhando, assim como os discípulos caminhavam para Emaús, na companhia de Jesus e, neste momento, intercalados entre os mistérios, foram apresentadas as conclusões dos grupos, assim resumidas: como Jesus, o catequista deve colocar-se a caminho com o catequizando, com olhos e gestos misericordiosos e escuta paciente e atenta; acolhendo-o em sua beleza e em sua fragilidade e, com a Palavra de Deus e com o seu testemunho de fé, ajudá-lo a descobrir o Cristo que alimenta, liberta, transforma, lança em missão e salva.

O retiro encerrou-se com uma bela e emocionante celebração da Eucaristia.

Confira algumas fotos deste dia: