Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Pedro de Ponte Nova (MG)

12 de junho de 2024 . Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

26/05 Notícias da Igreja Edições CNBB publica subsídios em preparação ao Jubileu Ordinário 2025
Compartilhar

Atendendo ao pedido do Papa Francisco, o Dicastério para a Evangelização, do Vaticano, tomou a iniciativa de elaborar subsídios ágeis e eficazes em preparação para o Jubileu Ordinário de 2025, que tem como tema “Peregrinos de esperança”Assim nasceu a coleção “Cadernos do Concílio”, que reúne 34 volumes produzidos por teólogos, estudiosos da Sagrada Escritura e jornalistas, que procuram redescobrir as quatro sessões do Concílio Vaticano II. 

No Brasil, a coleção foi publicada pela editora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Edições CNBB, e os três primeiros volumes já estão disponíveis para compra em seu site (acesse aqui).

“Preparar-se para o Jubileu de 2025, retomando os textos fundamentais do Concílio Ecumênico Vaticano II, é um compromisso que, peço a todos, seja acolhido como momento de crescimento de fé. Confio às mãos de todos os cristãos, especialmente dos jovens, estes subsídios ágeis e eficazes, que repercorrem os temas fundamentais das quatro Constituições conciliares”.

“Faço votos de que estes textos sejam amplamente aclolhidos e produzam bons frutos para a renovação das nossas comunidades. Confio-os em particular aos bispos, aos sacerdotes, aos catequistas e às famílias, a fim de que encontrem os caminhos mais adequados para fazer atual o ensinamento dos padres conciliares, em vista do próximo Jubileu 2025”, disse o Papa Francisco.

História e significado para a Igreja

O primeiro volume da coleção, de autoria do escritor e teólogo Elio Guerriero e com introdução do Papa Francisco, trata da história e do significado do Concílio para a vida da Igreja. O texto traz um breve discurso sobre as inovações introduzidas e quais são suas consequências significativas para os dias de hoje, entre elas estão a celebração da missa e outras orações litúrgicas nas línguas vernáculas e não mais em latim; a preocupação com as igrejas locais, especialmente com os bispos; o estudo da Sagrada Escritura e a liturgia como ápice e fonte da vida cristã.

A revelação como Palavra de Deus

O segundo volume da Coleção, de autoria do teólogo e arcebispo Rino Fisichella, trata da Revelação como Palavra de Deus, tema da Constituição “Dei Verbum. A Constituição aborda os conteúdos fundamentais da transmissão da fé, da inspiração da Sagrada Escritura e de sua composição história para confluir, enfim, na vida da Igreja em referência à Palavra de Deus.

“Por força desse documento, pode-se afirmar que os cristãos redescobriram a verdadeira face de Deus e reencontraram a familiaridade com a Sagrada Escritura”.

A tradição

O terceiro volume da Coleção é de autoria do Pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, Rino Fisichella, e trata do valor da Tradição presente na Constituição sobre a Revelação divina, a Dei Verbum. O grande capítulo da Tradição gira em torno de alguns temas: em que consiste, como é interpratada, que conteúdos lhe pertencem e em que condições pode ser modificada, se possível.

Os três primeiros volumes da coleção “Cadernos do Concílio” já estão disponíveis para compra no site da Edições CNBB (acesse aqui).

Saiba mais sobre o Jubileu 2025: https://www.iubilaeum2025.va/pt.html

CNBB

VEJA TAMBÉM