Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Pedro de Ponte Nova (MG)

22 de junho de 2024 . Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

03/02 Notícias da Igreja Delegados brasileiros se preparam para a Assembleia Regional do Sínodo com países do Cone Sul
Compartilhar

A Equipe Nacional de Animação do Sínodo 2021-2024 realizou uma reunião de alinhamento com os delegados brasileiros que vão participar do encontro do Cone Sul da Assembleia Regional do Sínodo, em março. Estiveram reunidas, na terça-feira, 31 de janeiro, de forma virtual, 34 pessoas para tratar das partilhas que serão feitas no encontro, marcado para o início de março, em Brasília (DF).

Durante a reunião, os participantes fizeram memória do caminho percorrido, desde a convocação do Sínodo feita pelo Papa Francisco, em maio de 2021, passando pela formação das equipes diocesanas, a elaboração da síntese brasileira e a consulta da fase continental a partir do Documento de Trabalho para esta fase.

A Equipe de Animação também motivou a partilha de perspectivas para participação dos delegados brasileiros, e orientou sobre o processo de Escuta e espiritual como ferramenta metodológica a ser utilizada na realização da fase continental.

Fontes de estudo

Foram indicadas as fontes de estudos para a preparação para a Assembleia Regional, como os documentos disponíveis, e a dinâmica de entrosamento do grupo.

“A etapa que reunirá delegados das diferentes Conferências Episcopais do Cone Sul incluirá momentos de partilha e reflexões que requerem nossa articulação prévia. A preparação para essa fase incluirá, portanto, a ciência a respeito do desenvolvimento da fase diocesana nas diversas localidades brasileiras que propiciou a Síntese Nacional e, principalmente, o conhecimento da nova síntese que será elaborada a partir do Documento para a Etapa Continental”, explicou o padre Júlio César Evangelista Resende, assessor da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro da Equipe de Animação Nacional do Sínodo.

O encontro referente à região do Cone Sul será realizado em Brasília, de 6 a 10 de março, e reunirá representantes das Conferências Episcopais da Argentina, do Brasil, do Chile, do Paraguai e do Uruguai. Do Brasil, serão 66 delegados, entre leigos e leigas, jovens, religiosas e religiosos, diáconos permanentes, presbíteros e bispos.

📄 Perguntas frequentes sobre a Etapa Continental do Sínodo

📄 ABC da Fase Continental do Sínodo

CNBB

VEJA TAMBÉM