Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Pedro de Ponte Nova (MG)

22 de junho de 2024 . Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

20/06 Notícias da Igreja Comissões Episcopais para a Catequese participam de amplo processo de escuta sobre instituição do ministério de catequista
Compartilhar

No dia 16 de junho, no Panamá, teve início a reunião das Comissões Episcopais para a Catequese do continente, convocada pelo Conselho Episcopal da América Latina e Caribe (Celam) e pelo Dicastério para a Evangelização, do Vaticano, com a participação do monsenhor Rino Fisichella, do Dicastério para a Evangelização.

Os participantes foram acolhidos e, em especial, para analisar o Diretório para a Catequese e o Motu Proprio Antiquum Ministerium. O objetivo do encontro, segundo a organização, era projetar linhas comuns de fortalecimento do trabalho evangelizador de toda a Igreja na região.

Padre Jânison de Sá e o monsenhor Rino Fisichella, do Dicastério para a Evangelização

Do Brasil participou o padre Jânison de Sá, assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro do Laboratório de Catequese, do Celam. Para ele foram dias intensos de reflexão.

“Foi enviado às Conferências Episcopais um questionário. A equipe do Celam fez uma síntese e, a partir disso, foi apresentada a oportunidade de todos comentarem e dialogarem”, explicou o padre Jânison.

Participaram desta consulta 19 Conferências Episcopais: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, República Dominicana, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

Padre Jânison de Sá junto a outros representantes das Conferências Episcopais

No último dia do encontro, 17 de junho, segundo o padre Jânison, os grupos se reuniram para apresentar propostas de ações nas Conferências Episcopais.

“No caso do Brasil, nós já apresentamos o Diretório de Catequese, fizemos estudos nos regionais da Conferência e já temos um documento publicado, o Critérios e Itinerários para a Instituição do Ministério de Catequista“, salientou.

Padre Jânison salientou que foi importante perceber que muitas Conferências já tiveram seus documentos aprovados pelos bispos e também já estão instituindo o ministério de catequista e realizando na prática, a partir de suas realidades.

Algumas Conferências ainda não deram o passo para a instituição do ministério catequista, mas identificaram quatro experiências, por exemplo:

Peru: 2 homens instituídos pelo Papa Francisco.
México: Uma mulher, instituída pelo Papa Francisco.
Bolívia: 75 homens e 173 mulheres instituídos em suas jurisdições.
Cuba instituiu um pequeno grupo de ministros catequéticos.

Saiba mais em: https://adn.celam.org/

Com informações do Celam

CNBB

VEJA TAMBÉM